Translate Plugin made by Free Rider 2

Micro franquias no Brasil

Franquia de baixo investimento é boa opção de negócio

Portal Web News

Claudio Suzuki é um dos idealizadores do sistema de micro franquias no Brasil: negócios com baixo investimento 

Muitas pessoas querem uma independência, montar um negócio próprio ou ter uma segunda renda, mas sem muito conhecimento ou capital para investir. Uma das formas de negócios que mais cresce no mundo é a compra de franquia de uma marca.

O franqueador (dono da marca) licencia um franqueado (investidor) a trabalhar seu produto ou serviço por uma taxa ou royalties, mas em troca fornece todo apoio, treinamento e conhecimento do negócio. Assim, o risco de “quebrar” é reduzido.

Mas, normalmente as franquias têm um alto valor de investimento, que inviabiliza para maioria dos pequenos empreendedores.

Micro franquias é a nova modalidade de franquias no Brasil, que vem sendo desenvolvida há poucos anos e tem dado a oportunidade aos pequenos empreendedores terem sucesso com pouco investimento e risco.

O sistema existe em vários países como África do Sul e Indonésia com a finalidade de erradicar a pobreza e gerar empregos, e também alguns outros modelos de micro franquias estão sendo desenvolvidos em países como o Peru, Paraguai e México.

Oportunidades no Brasil ou Japão

Claudio Suzuki, consultor e empresário de Maringá, Paraná, foi dekassegui entre 1991 e 1998 e após retornar montou seu negócio. Suzuki também é presidente do Instituto Tomodati de Cooperação do Brasil, entidade sem fins lucrativos e que tem objetivo de orientar brasileiros que retornam do Japão e foi um dos pioneiros em falar de micro franquias.

Esse modelo no Brasil nasceu da idéia do Instituto Tomodati no final de 2007 com a finalidade de apoio aos dekasseguis que abriram seus negócios no Brasil e gostariam de crescer, porém sem saber de que forma.

“Essa idéia foi enviada ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no final de 2008 e aprovada em 2009, lançado no Brasil em 2010 e nesse ano de 2011 formamos mais de 20 consultores em micro franquias e escolhemos três empresas pilotos que faremos o trabalho”, falou Suzuki ao Portal Webnews. “Para o ano de 2012, devemos formar mais 60 consultores e trabalhar com mais 12 micro franqueadores e lançando no mercado pelo menos 45 novos micros franqueados”, completou.

O investimento em micro franquias existe a partir de R$ 2.500,00 e vai até R$ 50.000,00. (ATENÇÃO – A FRANQUIA DA wor(l)d communicate CUSTA BEM MENOS QUE ISTO, CONFIRA NESTE SITE)

O principal setor é o de serviços, porém há atividades de vendas de cosméticos, filtros de água, utensílios domésticos, etc.

“Vejo que para o dekassegui em sua maioria o que se enquadra é a área de serviços, que existem diversas opções” disse Suzuki.

Suzuki pretende realizar palestras no Japão para divulgar o sistema de micro franquias e apresentar as vantagens para quem quer ser franqueador ou ter seu próprio negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>