Translate Plugin made by Free Rider 2

Nono dígito em SP: Entenda como vai funcionar esta mudança

A partir deste domingo (29/07), os aparelhos móveis com código 11 terão um dígito 9 no início de seus números. Os únicos telefones móveis na área 11 que permanecem inalterados – com oito dígitos – são os de rádio Nextel.
A medida, por enquanto, é válida para qualquer ligação regional, nacional ou internacional feita à área metropolitana de São Paulo, que compreende 64 municípios. Mas, a ideia é que o nono dígito passe a funcionar no Brasil inteiro.
Durante coletiva de imprensa da Anatel, realizada em São Paulo nesta setxa-feira (27/07), Adeilson Nascimento, gerente de interconexões da agência, afirmou que ainda não há prazo para a alteração de números no resto do país. “Pode demorar alguns anos. Não podemos afirmar quanto tempo irá levar para a padronização. No entanto, as próximas áreas a receber o nono dígito devem ser 21 (RJ), 31 (MJ), 51 (RS) e 81 (PE)”, explicou.
Segundo Nascimento, a mudança se justifica pela necessidade de maior disponibilidade de números. Atualmente, na região com código 11, as operadoras já pediram atribuição para 42 milhões de linhas. Com oito dígitos, a combinação máxima de números diferentes é de 44 milhões. Já com nove dígitos, a combinação máxima de linhas passa a ser de 90 milhões de números diferentes.
Adaptação
A mudança não será brusca. A Anatel e as operadoras de telefonia do Brasil traçaram um plano de adaptação gradual. Nos primeiros dez dias após o início da implantação, independente de acrescentar o dígito 9 nos telefonemas, as ligações serão completadas automaticamente. Mas, é possível receber avisos da operadora avisando a mudança. O tempo de ligação informando a alteração não será cobrado do usuário.
Após esse período de dez dias, as ligações feitas sem discar o novo número serão interceptadas e o usuário será informado da necessidade de atualizar sua agenda. Após o dia 23 de janeiro de 2013, não haverá mais avisos desse tipo e, se alguém ligar para a área 11, digitando apenas oito números receberá a mensagem de que determinado número não existe mais.
Instabilidades
O gerente da Anatel ressaltou que no domingo pode haver algumas instabilidades no sistema, decorrentes das mudanças nas estruturas. “Serão pequenas e não devem durar mais do que um ou dois minutos”, garantiu Nascimento.
O porta-voz ainda reiterou que toda a responsabilidade operacional é das operadoras que, inclusive, arcaram com o custo de R$ 300 milhões na atualização de infraestruturas necessárias para a adaptação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>